domingo, 23 de outubro de 2011

História da Biotecnologia

  A biotecnologia é considerada como a aplicação técnica que utiliza meios biológicos.Isto vem sendo usado desde os tempos mais antigos, como por exemplo, a criação do fermento a base de grãos cereais, para bebidas,  produzido pelos sumérios e babilônios em 6.000 a.C. e depois usado na cerveja e no pão pelos egípcios em 2000 a.C.
  Mas somente no século dezessete, o pesquisador Antom Van Leeuwenhock descobre a existência dos agentes presentes no fermento, tendo sua teoria comprovada 200 anos depois, por Louis Pasteur, onde mostra que a fermentação é causada por microrganismos.(1875)
  Com sua comprovação.Mais tarde, em 1880 surge o processo da fermentação industrial, que produzia ácido láctico, etanol e vinagre, devido a descoberta de Eduard Buchner sobre a possibilidade de converter açúcar em álcool, usando células sem organismos vivos.Isso causou o aumento da produção destes produtos, devido a produção de explosivos nas Guerras Mundiais.
  Mas o principal alavancamento da biotecnologia se dá a descoberta da penicilina por Alexandr Fleming am 1928, o que nos permitiu a criação de milhões de antibióticos por processos fermentativos!Foram produzidos em larga escala durante a 2ª Guerra Mundial.
 Com o estabelecimento da estrutura do DNA em 1953, a biotecnologia passou a atuar também no setor genético, com a criação sintética de novos organismos vivos a partir das técnicas de manipulação genética, como a fusão celular ou hibridoma, que ajudam na produção eficiente de anticorpos e no combate as doenças, junto com os antibióticos.
  Com esse contexto histórico concluímos que o uso da biotecnologia foi necessário para a produção de medicinas, alimentos e muitas criações que aprimoraram a vida dos seres vivos até hoje.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário